quinta-feira, 15 de outubro de 2015

COXINHA


Como boa brasileira, não poderia deixar de postar essa receita. E sabiam que a coxinha também tem história? 
Visitando o blog Culinária & História fiquei conhecendo um pouco mais a respeito.
Existem quatro histórias diferentes para origem da coxinha. 
A primeira história fala que é uma derivação dos croquetes europeus. O seu recheio de frango/galinha é muito popular na culinária francesa, porém sua derivação com o catupiry é bem brasileira. 
 A segunda foi até publicada no livro Histórias e receitas de Nadir Cavazin, conta que o filho da Princesa Isabel e do Conde D'Eu, uma criança que foi afastada da corte por ter possíveis problemas mentais, tinha por prato favorito o frango, mas só comia a coxa. E um dia, por não ter frango suficiente, a cozinheira decidiu transformar um frango inteiro em coxas, desfiando-o e fazendo-o recheio de uma massa de farinha de trigo. A criança aprovou o resultado e a Imperatriz Tereza Cristina quando foi visitá-lo, não resistiu e saboreou a guloseima, gostou tanto que solicitou que o mestre da cozinha imperial aprendesse. Assim a coxinha ganhou a nobreza.
A terceira história conta que a coxinha foi criada em 1810 em uma cidade do sul do Amazonas chamada Tefé. Conta que um grupo de seringueiros foi atacado por índios, eles então fugiram e deixaram para trás as galinhas.Os índios em comemoração pela vitória, resolveram coser as galinhas e envolvê-las em massa à base de farinha de trigo.
E a ultima história conta que foi inventada pelos escravos, que, na falta de alimentos, juntavam os restos de comida, retiravam os ossos, envolviam em uma massa e fritavam.

Então vamos preparar esta delicia?
Ingredientes Massa:
 1 lt de caldo de frango
 1/2 kg de farinha de trigo
 2 batatas médias cozidas e amassadas em forma de purê
 sal
 temperos a gosto
 1 tablete de caldo de galinha (eu usei a água do cozimento do frango)
 2 colheres de margarina ou manteiga
1 ovo batido e 2 colheres de leite para empanar

Recheio: 
 2 peitos de frango cozidos e desfiados
 cebola, alho, sal, cheiro verde e tomate. 
Fazer um refogado com os ingredientes do recheio e reservar.

Modo de preparo:

Ferver a água (de preferência a agua do cozimento do frango, se não tiver, coloca o cubo de caldo de galinha). Depois de fervida juntar o purê de batatas, sal a gosto, temperos a gosto e a manteiga ou margarina e misturar bem, jogar a farinha de uma só vez e mexer até soltar do fundo da panela. Desligar o fogo e depois colocar a massa em uma mesa untada com óleo e deixar até esfriar para poder sovar um pouco para ela ficar lisa e sem pelotinhas de farinha.

Depois da massa fria, pegar pedaços da massa, abrir na mão, colocar o recheio e fechar como um saquinho, enrolar e fazer o formato da coxinha.Para empanar 1 ovo batido com um pouco de leite. Em outra bacia colocar a farinha de rosca.Colocar a coxinha no ovo batido, passar na farinha de rosca e fritar.

Essa massa rende 110 coxinhas tamanho festa.

Espero que gostem e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário