sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PÃO DOCE SUÍÇO



Olá amigos e amigas, sei que ando um tanto sumida e até um tantinho desmotivada a postar receitas gostosas, principalmente porque meu filho está de dieta e eu tenho que colaborar sem fazer as gostosuras engordiet que costumo fazer e ele comer, rsrs...

Eu adoro esse pão doce, que é super fofinho, leve e gostoso. 

Aprendi a fazer quando comprei a THERMOMIX e todas as vezes que fiz, foi com ela... portanto não tenho ideia de como fica fazendo na batedeira ou manualmente, mas acredito que fique tão bom quanto, afinal é um pão doce. Se preferir, pode usar a batedeira.

Ingredientes: 

170 gr de leite morno
75 gr de açúcar ou mel (usei açúcar)
120 gr de manteiga (temperatura ambiente)
40 gr de fermento fresco ou 1 pacotinho de fermento granulado (para pão)
2 ovos grandes ou 3 ovos médios (temperatura ambiente)
550 gr de farinha de trigo (de preferência farinha de trigo para pão)
10 gr de sal

Para decorar:
1 ovo
100 gr de açúcar molhado com algumas gotas de água (cuidado pra não molhar muito o açúcar, apenas umedecê-lo)  

Modo de fazer:

Em uma tigela adicione o fermento e o açúcar e misture até obter uma pastinha, junte o leite, a manteiga, os ovos e misture tudo muito bem. Adicione o sal e a farinha de trigo aos poucos e misture tudo até ficar bem homogêneo. Sove a massa, que não deve ficar muito seca, por uns 10 minutos. Não se preocupe se ficar um tanto grudenta ou pegando nas mãos, é assim mesmo que deve ficar.

Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e com a ajuda de uma colher ou espátula, faça bolas com mais ou menos 65gr (se quiser pode untar as mãos com óleo pra não grudar muito).

Colocar os pães em uma forma com tapete de silicone ou papel manteiga ou untada com manteiga e farinha. 
Deixe descansar por 40 minutos mais ou menos, longe de corrente de vento.
Faça um corte em cruz com uma faca ou tesoura , passe o ovo batido reservado para decorar e coloque açúcar molhado por cima.

Pré aqueça o forno a 250º por 10 minutos e asse os pães por 7 a 8 minutos. É bem rápido mesmo, fique de olho pra não queimar, pois assim vai ficar bem fofinho e delicioso.

Espero que gostem e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário