quinta-feira, 5 de novembro de 2015

TORTA HOLANDESA



"Origem da Torta Holandesa" Outro Doce Brasileiro!!
Ao contrário do que muitos pensam, a torta holandesa não foi inventada na Holanda – longe disso, ela tem sua origem bem aqui, no Brasil, mais precisamente em Campinas. A receita de torta holandesa original foi criada por uma brasileira no ano de 1991. A torta leva o nome “Holandesa” por conta dos bons momentos que a mesma passou na Europa, fazendo então essa homenagem.
O que importa é que esse doce é delicioso.


Aqui na España também não encontro o biscoito Calipso, mas eu trouxe 3 pacotes quando estive no Brasil em Julho... as malas sempre voltam recheadas de coisas que não encontro por aqui.

Ingredientes:

1 pacote de biscoito tipo maisena ou maria
3/4 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 pacote de biscoito Calipso

CREME RECHEIO: (esse fui eu que inventei)

250 ml de creme de leite fresco gelado (natas)
2 ovos (claras e gemas separadas)
8 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa cream cheese (usei philadelphia)
250 g de queijo mascarpone (se não tiver pode substituir por cream cheese)
1 envelope de gelatina sem sabor
5 colheres de água (para hidratar a gelatina)

COBERTURA: Ganache

300 g de creme de leite fresco (natas)
200 g de chocolate meio amargo 

Modo de preparo:

Triturar o biscoito tipo maisena ou maria e misturar com a manteiga amolecida.
Em uma forma de fundo removível, colocar a mistura do biscoito com a manteiga e apertar bem forrando o fundo. Colocar os biscoitos Calipso nas bordas da forma e levar a geladeira.

Em seguida com a batedeira, ou a Bimby, ou batedor manual...

Bater as claras em ponto de neve (castelo) e juntar 4 colheres de açúcar. Reservar

Bater o creme de leite (natas) com 2 colheres de açúcar em ponto de chantili. Reservar

Hidratar a gelatina com as água e levar ao microondas por 15 seg. ou em banho maria até dissolver.

Bater o queijo mascarpode, o cream cheese, as gemas, 2 colheres de açúcar e misturar a gelatina hidratada e amolecida no microondas.

Juntar ao creme de mascarpone o creme chantili (natas) e por último e delicadamente, juntar as claras em neve (castelo).

Colocar sobre os biscoitos e levar a geladeira enquanto faz a cobertura.

Aquecer o creme de leite fresco no microondas ou no fogo e acrescentar o chocolate ralado ou picado bem pequeno. Colocar sobre o creme branco e levar a geladeira.

Confesso que adorei o creme que fiz, ficou super fofinho e macio. O açúcar pode ser colocado a gosto, como não queria um creme muito doce, usei essas proporções.

OBS: Eu não queria ter usado a gelatina sem sabor, porém o meu freezer é de gavetas estreitas e não caberia a forma redonda que usei para a torta. Caso não queira usar a gelatina, levar a torta ao freezer por algumas horas. Retirar do freezer uns 10 minutos antes de servir e colocar na geladeira.

Exitem outros tipos de creme branco e vou colocar abaixo 2 opções, mas não foi o que eu fiz.

Espero que gostem e até a próxima!

Creme (receita da nestlé)
  • Recheio




    • Creme Branco (cybercook)
    • 3 unidade(s) de gema de ovo
    • 1 lata(s) de leite condensado
    • 1 xícara(s) (chá) de leite
    • 1 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor em pó
    • 1 caixinha(s) de creme de leite "bate chantilly"


    5 comentários:

    1. Conheço essa torta mas nunca fiz
      Esta ficou bem linda

      ResponderExcluir
    2. Ai amiga, eu amo essa torta. Sou capaz de comer uma inteirinha kkk
      A sua receita está perfeita.Pena que eu não provei né?
      E de repente de uma simples visitinha surge uma bela amizade. Obrigada mesmo pelo carinho viu?
      Bjssss

      ResponderExcluir
    3. Com certeza Dinha, aqui nasce uma bela amizade, mesmo a distância. Essas redes sociais, blogs, skype, whatsapp, etc... chegaram pra encurtar distâncias, nos aproximar das pessoas que amamos e pra que façamos novas amizades, as vezes mais sinceras do que outras pessoas de nossa convivência cotidiana. Imagina o meu caso, moro na España com meu marido e meu filho, minha mãe, irmãos, sobrinhos e afilhados moram no Brasil e minha filha mora nos EUA, se não fosse essas modernidades, ficaria muito difícil suportar a distância, não é mesmo? Beijos querida e um ótimo final de semana!

      ResponderExcluir
    4. tenho uma amiga que a faz como ninguem

      ResponderExcluir