domingo, 8 de novembro de 2015

RISOTO À PIAMONTESE




O Risoto é um prato típico da culinária do norte da Itália que nasceu em Milão,  onde seu significado é o diminutivo “arrozinho”.
Muito apreciado pelo mundo o Risotto Alla Milanese é o mais famoso dos risotos, criado em uma festa de casamento em 1574 pelo mestre Valério di Fiandra.


Fiandra ficou conhecido por suas belas obras de arte e seu aguçado gosto para a gastronomia. Durante o casamento de sua filha decidiu oferecer um de seus pratos preferidos, o risoto. E uma pequena alteração na receita deu origem ao mais amado dos risotos, o Risotto alla Milanese. Contam que Valério di Fiandra alterou a receita por ciúmes da filha.


Agora que você conhece um pouquinho da história desse maravilhoso prato italiano, que tal experimentar essa deliciosa receita e agradar o paladar de toda sua família e amigos!


Lembrando que o risoto pode ser servido como prato principal, entrada ou acompanhando algum tipo de carne. Pode ser acompanhado de um bom vinho também! 
http://ensinoeconhecimento.com.br

Tem várias histórias pela internet sobre o risoto, o mais importante é que eu adoro e essa é a minha versão dessa delícia!

Ingredientes:

300 g de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada ou ralada
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de azeite
1 xícara de chá de vinho branco
1,5 litro de caldo de frango (ou carne ou legumes)
150 g de presunto picado
150 g de muçarela picada
150 g de ervilhas
150 g de champignon em conserva fatiado
Queijo ralado para polvilhar no final

Modo de preparo:

Numa panela grande aqueça o azeite e a manteiga, junte a cebola e mexa até ficar transparente.
Junte o arroz sem lavar (para conservar suas propriedades) e frite-o por uns 2 minutos mexendo muito bem. 
Acrescente o vinho branco mexendo sempre até evaporar e vá despejando aos poucos o caldo e a medida que vai secando, vá despejando mais caldo, mexendo sempre e com a panela destampada.

No final, não deixe o caldo secar completamente, o arroz tem que ficar molhado mesmo, (caldoso como dizemos por aqui) desligue o fogo e junte os demais ingredientes, misture tudo. 
Polvilhe queijo ralado e sirva a seguir, pois seca logo.

OBS: Se preferir colocar 1 colher de manteiga e um pouco de creme de leite ao final, fica bom também. Eu prefiro não colocar.

Espero que gostem e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário