quarta-feira, 11 de novembro de 2015

KIBE OU QUIBE FÁCIL





A história do kibe ou quibe é essa, o importante é que eu gosto e como por aqui não tem, lá fui eu aprender... Já vi em um programa de culinária aqui da España uma Libanesa fazendo e é um pouco diferente, confesso que prefiro a nossa versão.

Quibe (ou kibe; em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa detriguilho ou semolina, recheado com carne (eventualmente substituída por carne de soja), temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no LíbanoSíria e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes sírio-libaneses, oriundos do antigo Império Otomano difundiram a receita para outras partes do mundo, em especial para a América do Sul. No Brasil, se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares. Fonte Wikipédia.



Ingredientes:

500 g de carne moída
200 g de trigo em grão (farinha para quibe)
1 cebola picada
sal, pimenta, hortelã a gosto

Modo de preparo:

Colocar a farinha de trigo para quibe de molho em água por 3 horas. Escorrer e apertar bem com as mãos para retirar bem a água. Em uma tigela, misture a farinha para quibe, a carne moída, a cebola e os temperos.
Enrole no formato de quibe e frite em óleo quente ou asse no forno.
Se quiser rechear com catupiry, fica uma delícia (aqui não existe catupiry)  :-(((
Com Cream Cheese também fica bom demais e esse tem por aqui :-)))))

Espero que gostem e até a próxima!








5 comentários:

  1. Nossa eu amo catupiry.... ia achar muito ruim ficar sem kkk
    amo kibe.... mais nunca fiz.... vou tentar....
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Stella, estava acostumada ai no Brasil a comprar as coisas prontas, tinha já os lugares preferidos e tal... quando nos mudamos pra España começamos a sentir saudades e falta das gostosuras brasileiras ou de outros países, porém feitas com o jeitinho brasileiro. Eu fazia apenas o trivial do dia a dia e comecei a me aventurar pela culinária... e não é que deu certo? Eu também nunca tinha feito um monte de coisas que hoje faço e achava que tudo era muito difícil. Mas fui fazendo pouco a pouco e hoje fico até feliz de ver que muitas coisas que faço ficam muito melhor do que quando eu comprava, rs... experimente fazer que vai adorar e achar muito fácil fazer, você vai ver! beijos

      Excluir
  2. Achei a receita super simples e com um excelente aspecto.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Amei essa receita e vou fazer, mas antes, fica difícil vc mandar uns 20 p/mim? kkkk
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Dinha, bem que eu gostaria, rsrs...
      Estive no blog da Nane e meu pensamento esteve com ela todos esses dias... que triste, que doença horrorosa... Meu sogro também faleceu com câncer de pâncreas e ele sofreu muito. O consolo é que a Nane não sofre mais... tão jovem...
      As vezes a vida é tão injusta...

      Beijos querida

      Excluir